Pode ser fácil viver a vida de forma acelerada, sem notar o que se passa ao nosso entorno. Prestar mais atenção ao momento presente e aos seus próprios pensamentos e sentimentos pode melhorar o seu bem-estar mental.
Jon Kabat-Zinn é considerado o “pai”, fundador da redução do estresse baseada em Mindfulness, criando a prática na década de 1970. É médico, doutor em biologia molecular pelo MIT, professor emérito da Faculdade de Medicina na Universidade de Massachusetts e fundador do Center for Mindfulness in Medicine, Healthcare and Society. Ele adotou uma perspectiva moderna com base científica para os princípios budistas tradicionais de atenção plena e meditação e desenvolveu uma abordagem flexível para reduzir o estresse, que deu origem ao primeiro protocolo em Mindfulness, assim tornava uma prática secular mais convidativa para pessoas de todos os sistemas de crenças.
O MBSR (Programa de Redução de Estresse baseada em Mindfulness) foi colocado em prática pela primeira vez na Clínica de Redução de Estresse da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde Jon Kabat-Zinn se estabeleceu como professor.
Desde então outros protocolos foram sendo criados:
1- Programa Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT), originado na Universidade de Oxford (Reino Unido);
2- Dialectical Behavior Therapy (DBT) de Marsha Linehan, para pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline;
3- Action and Commitment Therapy (ACT) de Stephen Hayes, para diversos tipos de transtornos;
4- Body In Mind (BMT) de Tamara Russell, baseado em movimentos físicos e inspirado nas práticas marciais.
5- Terapia em 8 Sessões de Mindfulness (T8SM), desenvolvido por Katya Stübing (2015) durante mestrado no Instituto de Psiquiatria da USP.
Existem formações específicas para se tornar instrutor em Protocolos de Mindfulness, como um professor que estuda para ensinar o caminho do conhecimento ao aluno, o instrutor de mindfulness deve seguir diretrizes internacionais, ter formação como instrutor e principalmente ser um praticante, pois não há como ensinar algo que não se conhece profundamente (teoria e prática).
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