Mindfulness é algo acessível a todos nós, que podemos praticar a atenção plena em nossas vidas diárias.
Você pode praticar Mindfulness de duas formas: formal e/ou informal, sempre que possível. Dessa forma, em qualquer lugar e momento você pode exercitar seu cérebro a lidar com momentos difíceis de mudança, dor, reatividade, estresse, tristeza ou trauma. Buscando suporte nessa ferramenta para ajudar a responder de maneiras que estão alinhadas com nossos valores e sabedoria mais profundos.
Mindfulness é um processo de consciência ativa, aberta e sem julgamentos. É prestar atenção no momento presente com abertura, curiosidade, gentileza e flexibilidade. Quando alguns de nós pensam sobre a atenção plena, isso evoca imagens de se sentar por horas em meditação silenciosa. Embora a meditação sentada formal seja uma forma de praticar Mindfulness, existem muitas maneiras formais e informais que as pessoas podem usar para integrar a atenção plena em suas vidas a fim de colher os benefícios para a saúde.
A prática formal da atenção plena inclui um compromisso intencional de tempo (de 3 a 45 minutos ou mais, quase todos os dias). Essas práticas nos convidam a permanecer com consciência em uma coisa, que pode incluir nossa respiração, um aspecto da sensação ou quietude, ou ainda um foco em todo o nosso corpo. Praticar a atenção plena formal muda nosso cérebro de uma forma que nos ajuda a trazer a atenção plena para nossa vida diária. As práticas formais de Mindfulness são ensinadas em Protocolos desenvolvidos por grandes estudiosos de diversas áreas (mas esse tema fica para outro artigo).
Já as práticas informais de atenção plena podem incluir:
Lavando Louça: Observe a água e sinta a sensação de calor, as bolhas e suas mãos na louça. Diminua seus movimentos e pare por um momento e preste atenção a cada peça que você está lavando.
Observando a natureza: ouça os sons dos pássaros, folhas balançando com o vento. Se você mora na cidade, ouça os sons dos carros passando ou as vozes das pessoas que passam perto de sua janela.
Banho: Sinta as sensações e o calor da água. Ouça o som do jato de água ao seu redor. Observe seus pensamentos e sentimentos ao absorver toda a experiência do banho.
Paternidade: esteja 100% envolvido no momento de interação com seus filhos (pelo menos 1 vez ao dia). Isso quer dizer não fazer nada ao mesmo tempo.
Eu sou instrutora em Mindfulness pelo IPq- USP no Protocolo T8SM e T8SM-crise, criado por Stubing (2015). Ofereço palestras, workshops e aplicação de protocolo para ajudar adultos e jovens a desenvolver habilidades sociais e emocionais e praticar a atenção plena.