Essa regra, apesar de tão importante, não é destacada na lista de prioridades para empreender.
O networking no empreendedorismo refere-se à criação e manutenção de contatos sociais que podem ajudar as empresas a atender às suas necessidades. Hoje em dia, uma das coisas mais importantes que os empreendedores têm que pensar muito é fortalecer suas conexões. Além disso,
os mais sábios dizem que o negócio é tudo sobre quem você conhece.
Por este motivo, muitas mulheres apresentam mais dificuldade em empreender, pois normalmente não possuem e não investem em redes de negócios. Neumeyer et al (2019) discorre sobre uma pesquisa, onde mulheres não faziam parte de redes de negócios que as ajudariam a encontrar clientes, parceiros, fornecedores, construir conexões, expandir seus negócios e muito mais. Este fato, é um fator que dificulta o resultado positivo em negócios liderados por mulheres. O networking é mais natural para empreendedores homens, e, em geral, mulheres não têm presença significativa nessas redes.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Empresas e proprietários de empresas devem estar envolvidos em uma ampla variedade de relacionamentos sociais, desde redes organizacionais formais até redes informais, além disso, ao reduzir os custos de transação, criar oportunidades de mercado e produzir transbordamentos de conhecimento, as redes aceleram o crescimento dos negócios.

De acordo com o relatório de pesquisa feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), para 78% das startups, o networking é absolutamente necessário para o sucesso empresarial (Economist Intelligence Unit, 2016).
Por isso é mais provável que você dê um passo à frente e alcance o sucesso conectando-se com outras pessoas que compartilham um entusiasmo e uma maneira comum de atingir metas. Além disso, a rede de negócios é uma maneira muito valiosa de ampliar suas habilidades, aprender com o sucesso de outras pessoas, obter novos clientes e contar a outras pessoas sobre sua empresa. Em outras palavras, através do networking no empreendedorismo você pode ajudar seu negócio a crescer e ter mais sucesso.
Você sabia que existem redes de networking específicas para mulheres?
Estabelecido em 09 de Março de 2020, o Clube Mulheres de Negócios de Portugal, é uma Plataforma, simples e intuitiva, que une mulheres em todo mundo, em língua portuguesa, para realizar negócios por meio de Networking. Um negócio de Impacto Social Positivo.
O Clube foi projectado para responder às necessidades de mulheres empresárias e empreendedoras diante dos desafios apontados pela Pandemia em todo o mundo. Investe em Conhecimento Estratégico e Relacionamento Empresarial para promover a liberdade financeira feminina.
Mais dicas e suporte? Fique ligado nas publicações ou visite o nosso site:
https://www.clubemulheresdenegociospt.com/
Te esperamos!

Referências:
Neumeyer, X., Santos, S.C., Caetano, A. et al. Entrepreneurship ecosystems and women entrepreneurs: a social capital and network approach. Small Bus Econ 53, 475–489, 2019.
Economist Intelligence Unit. Informal innovation. A Economist Intelligence Unit (EIU), 2016. https://eiuperspectives.economist.com/technology-innovation/informal-